União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

A UBE na Fliporto 2010

 

12 de novembro. Em concorrido encontro, em tenda erguida no Sítio de Seu Reis, no Parque do Carmo em Olinda, com a presença dos presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, a União Brasileira de Escritores em Pernambuco realizou a cerimônia de instalação da Casa da UBE, onde, durante a Fliporto 2010, funcionará a sede da entidade e será realizada vasta programação cultural, com palestras, mesas redondas, saraus, etc.

12 de novembro. Por ocasião da sessão de instalação da Casa da UBE, em concorrido encontro, em tenda erguida no Sítio de Seu Reis, no Parque do Carmo em Olinda, o  vocal ‘Vozes da Casa Rosada’ fez a primeira apresentação artística, apresentando diversos números.

12 de novembro. Em concorrida cerimônia na tenda principal do Parque do Carmo, em Olinda, o acadêmico Antônio Campos abriu a Fliporto 2010.

12 de novembro. Acompanhada pelo cônsul no Recife Marcos de Andrade Filho, a embaixadora pela Paz UNESCO Delasnieve Daspet, presidente executiva internacional de Poetas Del Mundo, movimento fundado em Santiago pelo poeta chileno Árias Manzo e atualmente sediado Brasil, visitou a Casa da UBE, na Fliporto 2010. Na ocasião, em encontro com os presidentes Alexandre Santos, da UBE, e Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Delasnieve Daspet externou interesse em reforçar a presença do Movimento Poetas Del Mundo no Estado de Pernambuco.

13 de novembro. Durante a Fliporto 2010, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em tenda armada no Sítio de seu Reis, no Parque do Carmo, em Olinda, ao lado de programação literária e artística, a Casa da UBE ofereceu quiosque para a venda de livros de autores pernambucanos.

13 de novembro. Durante a Fliporto 2010, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em espaço especial na Casa da UBE, a entidade manteve quiosque para a admissão imediata de sócios. No período, um diretor da UBE esteve de prontidão para analisar e, em caráter Ad Referendum da diretoria, autorizar a imediata admissão de novos sócios, encurtando o período de processamento da documentação.

13 de novembro. Em concorrido encontro mediado por Jacques Ribemboim na Casa da UBE, Ester Steremberg e Odmar Braga animaram debate sobre 'A influência da cultura judaica na literatura pernambucana'

13 de novembro. Em concorrido encontro mediado por Ricardo Piquet na Casa da UBE, Antônio Campos e Tarcísio Pereira animaram debate sobre 'O Futuro do Livro e o Leitor do século 21'.

13 de novembro. O presidente Alexandre Santos presenteou Ricardo Piquet, que mediou debate sobre 'o Futuro do Livro e o Leitor do século 21' com a revista 'União pelas Letras'.

13 de novembro. Em concorrida sessão mediada pela atriz Wanessa Sueidy, a Casa da UBE realizou movimentada apresentação de Microfone aberto com a participação de escritores e declamadores.

13 de novembro. Em concorrida mesa com a mediação de Salete Rego Barros, Jacineide Travassos proferiu a palestra 'Clarice e Recife: Laços de Família'.

13 de novembro. Em concorrido painel mediado por Marcos de Andrade, Alexandre Santos, Waldênio Porto e Olímpio Bonald Neto conversaram sobre 'A importância da UBE e Academias no soerguimento da literatura pernambucana'.

 

13 de novembro. Em concorrido sessão de Microfone Aberto com a coordenação do ator Marcelo Almeida, a Casa da UBE foi palco da apresentação de diversos escritores e declamadores.

13 de novembro. Em concorrido show, a Casa da UBE recebeu os grupos Invenção de Poesia e UNICORDEL, que apresentaram movimentadas sessões de poesia e cordel.

14 de novembro. Em concorrido debate no âmbito da Fliporto 2010, na Casa da UBE, no Sítio de seu Reis, no Parque do Carmo em Olinda, com mediação de  Fernando Farias, as bibliotecárias Tereza Marinho e Lucia Roberta Alcoforado falaram sobre 'A Biblioteca Pública como difusor da literatura e novos leitores'.

14 de novembro. Em concorrido bate-papo no âmbito da Fliporto 2010, na Casa da UBE, no Sítio de seu Reis, no Parque do Carmo em Olinda, José Honório, Meca Moreno e Altair Leal conversaram sobre a UNICORDEL

14 de novembro. Em concorrido debate no âmbito da Fliporto 2010, na Casa da UBE, no Sítio de seu Reis, no Parque do Carmo em Olinda, com mediação de Alexandre Santos, os presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Maria do Socorro Aragão, do núcleo Paraíba da ALANE, e Marcelo Ribeiro, do núcleo Sergipe da ALANE, conversaram sobre a integração de Entidades Literárias do Nordeste.

14 de novembro. Em concorrido encontro no âmbito da Fliporto 2010, na Casa da UBE, no Sítio de seu Reis, no Parque do Carmo em Olinda, com mediação do engenheiro Alexandre Santos, presidente da UBE e do Clube de Engenharia de Pernambuco, os engenheiros Eduardo Côrtes, Armando Monteiro Filho e Maria do Amparo falaram sobre a História da Infra-estrutura de Engenharia em Pernambuco.

14 de novembro. Em concorrido show mediado pela poeta Bernadete Bruto, a Casa da UBE realizou sessão de Microfone aberto com a participação de escritores e declamadores.

14 de novembro. Em concorrido show, a Casa da UBE recebeu os grupos Dremelgas, Vozes Femininas e Poesis, que apresentaram movimentadas sessões de poesia.

15 de novembro.

Em três mesas sob a coordenação do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, os coordenadores de projetos da entidade fizeram ampla explanação sobre cada um deles. Por razões de saúde, os coordenadores Melchíades Montenegro, das 'Quintas com Humor', e Telma Brilhante, do Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil, não puderam estar presentes.
 

O projeto 'Quarta às Quatro' foi apresentado pelo vice-presidente Geraldo Ferraz, que coordena o projeto desde seu nascedouro (clique aqui e leia a palestra na íntegra). O projeto 'Jardim das Letras' foi apresentado pela coordenadora Jair Martins, que destacou seu objetivos e listou os escritores que já foram homenageados em seu âmbito (clique aqui e leia a palestra na íntegra). O projeto "amor', que integra programa das Quintas Temáticas foi apresentado pela coordenadora Rachel Carrilho, que o descreveu e apontou os convidados que dele já participaram  (clique aqui e leia a palestra na íntegra). O projeto 'O fantástico na literatura', que integra o programa das 'Quintas Temáticas' foi apresentado pela coordenadora Salete Rego Barros (clique aqui e leia a palestra na íntegra).

Na seqüência, o projeto 'Quinta erótica', que integra o programa das 'Quintas Temáticas', foi apresentado pela coordenadora Susana Moraes. O projeto 'A ficção em Pernambuco', foi apresentado pelo coordenador Felipe Junior. O projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco' foi apresentado pelo coordenador Cássio Cavalcante (clique aqui e leia a palestra na íntegra) e o projeto 'Estação das Letras' foi apresentado pelo coordenador Rogério Generoso.


O projeto 'As Feridas abertas na literatura' foi apresentado pelo coordenador André de Sena. As atividades dos Núcleos de Estudos sobre o Cangaço e de Estudos Sociológicos foram apresentados pela coordenadora Rosa Bezerra. O projeto 'O Cordel na UBE' foi apresentado pelo coordenador Altair Leal e o 'Projeto Repensar' foi apresentado pelo coordenador Bezerra de Lemos.

A final, com breve pronunciamento em que parabenizou o acadêmico Antônio Campos e o produtor Eduardo Côrtes pelo sucesso da Fliporto 2010, o escritor Alexandre Santos declarou o sucesso da Casa da UBE e, em indicador de júbilo coletivo, convidou os coordenadores, colaboradores e dirigentes presentes para a 'Fotografia de Encerramento'.