Conselho Editorial

Jacinto Almeida

Jacinto Rego de Almeida nasceu em 1942, em Alcanhões - Santarém (Portugal), vila onde voltou a viver desde 2004.
Tem a sua vida ligada ao Brasil, país onde exerceu funções diplomáticas entre 1974 e 2004.
“As palavras e os atos” (Ed. Anima – Rio de Janeiro, 1987), coletânea de contos, foi o seu primeiro livro, editado, no ano seguinte, em Lisboa (pela “Perspectivas e Realidades”), com o título “O afiador de facas”.
Depois, foram editados:
“O Monóculo” (Ed. O Jornal – Lisboa, 1990), coletânea de contos com prefácio de António Houaiss e ilustrações de Victor Arruda;
“A Gravação” (Ed. Nórdica – Rio de Janeiro, 1994), coletânea de contos com ilustrações de António Manuel;
“Crime de Estado” (Editorial Notícias – Lisboa, 1998), romance;
“Um Olhar sobre o Brasil” (Editorial Notícias – Lisboa, 1999), colectânea de crónicas publicadas no “Jornal de Letras, Artes e Ideias” com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues;
“Mistérios da Amazónia – Cadernos de uma Expedição nas Guianas e no Brasil” com Carlos Cáceres Monteiro (Editorial Notícias, Círculo de Leitores – Lisboa, 2002);
“O Diplomata e o Agente Funerário” (Geração Editorial – S.Paulo, 2003), romance com prefácio do Professor Clécio Quesado.
“O assassinato de Berta Linhares” (Sextante Ed. – Lisboa, 2009)
“A verdadeira história do bandido Maximiliano”, (Sextante Ed. – Lisboa, 2011), romance.
“Paquita”, (Ed. Teodolito – Lisboa, 2014) romance.
Tem contos publicados em revistas de vários países, tendo obtido Menção honorífica do Prémio Plural 1993 Pedro Mir de Literatura (México), pelo conto “De como o Sr. F. deixou de ser um Cidadão Anónimo para tornar-se um Homem Respeitável”.
Participou de Encontros Literários em representação de Portugal nomeadamente da Bienal de S. Paulo e da Feira Pan- Amazónica do Livro (Belém), e também em Ouro Preto, na Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco e na LeV- Literatura em Viagem (Matosinhos), entre outros.
Colaborador permanente do “Jornal de Letras, Artes e Ideias” (Lisboa), e sócio da Associação Portuguesa de Escritores. Membro de conselho editorial das Edições Moinho (Brasil)
 

Jacinto Almeida

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural      Cult Turismo Cultural    Agência Gutenberg de Certificação